Michi é violonista de 7 cordas e produtor nascido na Áustria. Depois de 18 anos morando no Brasil divide atualmente sua vida entre esses dois paises. É formado pela renomada Berklee College of Music nos EUA. Partindo da tradição do violão brasileiro, Michi mescla outras linguagens musicais como o Flamenco e a música africana, assim desenvolvendo um estilo virtuoso, contemporâneo e único.
Além de apresentações nas principais TVs do país (TV Globo, TV Cultura, TV Record) o violão de Michi pode ser escutado em mais que 25 CDs gravados. Em 2018 Michi lançou no Sesc Pinheiros em São Paulo, seu primeiro disco solo intitulado “SP”, e em junho daquele ano apresentou-se em turnê pela Áustria e Alemanha com seu grupo.
Em 2019 foi contemplado no Edital PROAC do Estado de São Paulo com seu projeto “Café Mestiço”, seguido por uma turnê e workshops pelo estado. Michi foi também convidado a participar da série de documentários ´Música Imigrante“, realizado pela RedBull a propósito do especial “SP 462 anos“, sobre músicos estrangeiros na cidade de São Paulo.
Apresentou-se em paises como EUA, Tailândia, Suiça, Espanha. Colômbia, Chile, Argentina e Uruguay e dividiu o palco ao com artistas como Toninho Ferragutti, Elba Ramalho, Marcos Suzano e Danilo Caymmi. Com o Ricardo Herz Trio fez shows pelo Brasil, Israel, França, Inglaterra, na WOMEX 2012 na Grécia e no JAZZAHEAD 2013 na Alemanha, uma das mais conceituadas feiras de jazz do mundo. O trio tem 2 discos lançados.
É produtor do DVD e CD, "Estado de Poesia ao vivo“ de Chico César, com o qual ganhou o Prêmio da Música Brasileira para melhor álbum.
Com os grupos Afroelectro e Trigonotron gravou dois discos autorais e dois álbuns em parceria com a cantora Giana Viscardi foram lançados pelo selo Rambling Records no Japão e na Coréia do Sul, onde fez vários shows. Nos últimos 2 anos Michi apresentou seu trabalho em programas na renomada rádio austríaca ORF Ö1 e foi convidado de festivais internacionais como “Glatt&Verkehrt” no mesmo pais e no TUPI Festival em Berlin. Em 2022 lançou o Álbum Duo Norte Sul em parceria com o pianista alemão Matthias Bublath. Atualmente está gravando seu novo CD intitulado “NÓS” que sairá no começo de 2024.
Em 2021 Michi desenvolveu e lançou o app de ritmos Brasileiros eBatuque, que atualmente está sendo utilizado no mundo inteiro.
Sobre
"A primeira vez quando vi Michi tocando fiquei intrigado, porque ele tocava com suínge de João Bosco, de Baden Powell."
"Jazz, pop e música brasileira de primeira com o excelente guitarrista Michi Ruzitschka."
Chico César
Nelson Motta